segunda-feira, 25 de julho de 2011

LUMINÁRIAS - RECICLAGEM

Luminária de caixa de ovosLuminária de caixa de ovos
Ando fascinado por luminárias feitas de material descartado. Nas andaças pelos blogs que mais gosto, encontrei algumas muito originais e outras já conhecidas, como aquela dos copinhos de café. De repente percebi que com capricho na montagem e no acabamento dessas peças, as luminárias deixam de ser coisa feita com “lixo”, e passam a ser design, como as que vocês estão vendo, e que concorreram a prêmios nessa área pelos conceitos que trazem em si.

Luminária Hang Over
Luminária GluttonyLuminária Gluttony
A luminária feita de suporte de ovos é uma criação do designer Federico Otero que participou do Prêmio Verde da Primavera da Inhabitat e usa 4 suportes para 30 ovos em torno de um bocal de lâmpada. No Blog do Rodrigo Barba encontrei a dica das luminárias do mexicano Luis Luna, uma, a já explorada luminária de copinhos descartados e a outra, chamada de Glutonny, que foi finalista da competição “House Party” no evento 100% Design Tokyo 2008. Simplesmente inacreditável que alguém pensasse em algo assim. Mas que efeito, heim?

Luminarias de garrafs de vinho
Outra dica que encontrei no Blog da Ro também já foi bastante explorada mas sempre aparece com alguma releitura, que é a das garrafas de vinho. Nessa sugestão o vidro recebeu um tratamento para ter essas nuances de cor, o que deu um charme especial para elas. Na edição desse mes de julho da revista Casa e Decoração, encontrei uma idéia genial que o publicitário e “garimpeiro” Henrique Miziara criou para a sua casa, onde ele usou a cúpula de um antigo secador de cabelos daqueles de salão, que segundo ele, essa reciclagem é a chance de ser perpetuado todo o objeto que carrega consigo beleza e história. E para terminar, a idéia da minha amiga Sandra, que eu simplesmente adorei. Ela usou escorredores de macarrão coloridos, que com um bom trabalho de eletricista ficaram um show de luminárias, concordam?
Luminaria Escorredor Luminaria Escorredor de Macarrão
Teve e executou alguma idéia como essas? Compartilhe conosco, escreva para o blog.
Fontes : Blog do Rodrigo Barba , Blog da Ro, Inhabitat , Casa e Decoração
Fotos da Luminária Escorredor – Marcelo Pereto

Um comentário: