domingo, 31 de julho de 2011

O QUE FAZER COM CANUDOS RECILCADOS


Castiçal e porta-guardanapos, um conjunto feito com canudos de refrigerantes
Dia desses me vi juntando para jogar fora uma enorme quantidade de canudos de refrigerante. É claro que jogar no lixo qualquer tipo de plástico deixa a gente meio P da vida, não é? Pois então……… fui fuçar minhas fontes em busca de uma solução criativa e bonita para aquele material. E hoje vou mostrar a dica que encontrei para reciclar os tais canudos de refrigerantes.
A minha fonte de inspiração foi o site iluminado do Design Sponge. Acredito que muitos de vocês já tenham visto essa dica bacana, mas não custa nada mostrar pro resto da turma.
É tudo extremamente simples. Você vai precisar de um punhado de canudos de refrigerantes, tintas spray branca e no caso vermelha, cordão de elástico com agulha de bordar, estilete afiado e um galho de árvore seco e fininho. Vamos fazer porta-guardanapos e um castiçal para enfeitar a mesa no dia-a-dia.

Para o porta-guardanapos

Corte os canudinhos em três partes e fure descentralizado 
Com o estilete corte os canudinhos em três partes e faça um furo que cruze de lado a lado. Lembre de não fazer o furo centralizado, que é para dar aquele movimento interessante ao porta-guardanapo.

Com a agulha de bordar passe o cordão de elástico através dos furinhos e faça um anel de canudinhos não muito justo, suficiente para o guardanapo encaixar no meio. Costure as pontas que se encontram para formar o anel. Com a agulha de bordar, passe o cordão de elástico pelos furinhos e junte os canudos


Depois pinte com tinta spray branca para dar uma base e espere secar. Quando estiver seca, pinte com a tinta spray vermelha. Cuide para virar e pintar de todos os lados. Espere secar e pronto. Já pode usar.

E para o castiçal

A ordem é a seguinte:

  1. Pinte com o spray branco o graveto que separou para o castiçal. O graveto é que vai dar a sustentação necessária ao conjunto de velas do seu castiçal. Deixe a tinta secar bem.
  2. Corte os canudinhos e fure como fez para os porta-guardanapos.
  3. Encaixe os canudinhos “vestindo” o graveto todo com eles. Encaixe os canudinhos por todos os lados passando o graveto pelos furinhos que você fez com o estilete.
  4. Pinte com a tinta spray vermelha e espere secar.
  5. Ajuste os tamanhos dos canudinhos cortando com tesoura e deixando uns maiores e outros menores.
  6. Cole as velas votivas sobre o graveto usando cola quente.

Castiçal feito com canudinhos plásticos de refrigerantes
Pronto, o seu castiçal super transado está prontinho pra decorar sua mesa. Sempre que uma velinha terminar, é só retirar e substituir. Esse é um arranjo que vai dar aquele toque especial para a mesa nos jantares do dia-a-dia.
O meu castiçal não ficou pronto, mas logo volto aqui só pra mostrar o resultado.
Fonte: Design Sponge

Nenhum comentário:

Postar um comentário